terça-feira, 8 de novembro de 2011

Políticas de Interesses X Políticas Públicas X Política Religiosa

Nós brasileiros estamos muito acostumados a perguntar a um candidato quais suas promessas em campanha; atualmente vemos candidatos dizendo que não prometerão, mas farão, a gama destas afirmativas ou negativas são uma colcha de retalhos costuradas para impressionar o eleitor com os discursos inflamados e inflamatórios ou ainda inflamáveis; o ideal seria conhecer seus planos e alvos para quando eleito, seus compromissos com o FAZER com o LEGISLAR, conhecer sua solidariedade e não sua demagogia; conhecer sua mente e caráter por suas palavras e atitudes, não por seu dinheiro e favores.

Amo Caxias, como já disse no blog sou cidadão adotado pela cidade, aqui tenho meus negócios, parte da família, igrejas, amigos de coração, amigos de ocasião, meu trabalho público/social/político e aqui ganho minha vida e é aqui que moram as ovelhas que pastoreio. Sou Caxiense de coração, amo a história de Caxias e posso dizer que as oportunidades aqui são inúmeras, sejam elas na política no trabalho ou na vida religiosa. também existem os oportunistas nestas áreas todas.

Posso vislumbrar como bom amante da política Caxiense a atual conjuntura política da cidade, mas lembrem-se amigos, não sou nenhum cientista político, sou apenas um cidadão que conversa com o povo nas ruas, nas igrejas e nas reuniões públicas, as quais participo de todas com quaisquer candidatos a quaisquer cargos, não sou partidarista, sou na verdade eclético em relação a política, admiro político que FAZ, que LUTA, que mostra a que veio, falatórios e acertos não me convencem, jogadas de interesses individuais não impressionam.

Caxias passará, se tudo permanecer como está pelo maior e mais estranho pleito eleitoral da história, com (se não me engano) oito candidatos, precisamos fazer uma análise fria a contundente de cada um, seus feitos por Caxias, suas histórias, seus planos e caráter. Haja vista que temos oito nomes atualmente isso será um processo demorado, que proponho que todos façamos, que cada um coloque o que de fato, tal e tal candidato fez na política no cargo que ocupou ou ocupa, como administrou, como se comportou.

Creio que isso será proveitoso, mas infelizmente terei de ouvir e enfrentar as críticas e abusos de alguns, que de outra vez que escrevi no blog disseram que eu deveria me ater ao pastoreio das ovelhas, eu disse que pastorear também é colaborar com a vida social das ovelhas, alguns políticos bem como alguns pastores acham que pastor na política quer "ganhar algum" ou ainda querem um "terreninho pra construir um templo" ou uns "materiais pra reformar a igreja" querem a famosa "conversa no gabinete pastoral" estes que assim agem querem o melhor proveito monetário da política, querem a famosa "ajudinha" porque a igreja é carente ou precisa dar mais conforto ao povo, infelizmente, falo com tristeza, isto sempre ocorrerá; mas me comporto ainda de maneira contraditória pra alguns, dando muro em ponta de faca, por que nunca deixei que acreditar que existem pastores sinceros e ovelhas ainda mais, também acredito em políticos sinceros, e que estes quando falo com eles nunca me veem como um pedinte, mas como um colaborador, alguém que acredita numa política séria e pública e transparente.

Dentro da atual conjuntura tem havido muitas reuniões de pastores com candidatos, o apoio evangélico e bom pra quaisquer candidato, mas veja, na próxima campanha haverá crentes de todos os lados. Eu pergunto: Seria IDEOLOGIA? Pergunto: Quais candidatos se opõem a hegemonia gay? Quais são contra a PL122? Seria uma grande felicidade se algum se manifestasse a favor, ou até contra, que mostrasse ideologia, mas como já se diz na política, em época de eleição político "acende um vela pra Deus outra pro diabo". Daí vemos que há interesses ainda não revelados, ocultos então.

Será que existem pastores que se importam com isso? o que diria nossos pioneiros sobre políticos caras de pau, que postam fotos em cultos e vigílias e se reúnem com entidades de orientações duvidosas? Será que nossos pastores estão entendo isto e transmitindo isto a igreja como responsáveis pelo rebanho, ou (me nego a pensar nisto) querem apenas o bônus do acerto sem pensar no ônus da consequência?

A família está sendo destruída, por que nenhum pastor analisa o comportamento do político/candidato com sua família? Ou em relação a isto o que farão, quais seus planos?

Igrejas atualmente surgem com os mais diversos "pastores" alguns sem nem possuírem curso de preparação ou terem lido a bíblia toda, o que configura Falsidade Ideológica; o que os  políticos/candidatos farão ou fazem a respeito? forço-me a dizer que algumas igrejas são quase casos de polícia com o que fazem com suas arrecadações, dinheiro de doações e dízimos, e o que o político/candidato faz ou fará?

Pastores o que os senhores tem feito para que a política no futuro seja centrada no povo em favor do povo e não em favor próprio ou de alguns?

Alguns amigos pastores me parecem deslumbrados com o poder que a política proporciona que esquecem até que falar a verdade é um princípio para ser Filho de Deus, uma vez que o pai da mentira é o diabo.

Quero muito e peço a Deus que o povo de Deus seja mais aplicado à política para não ser massa de manobra nas mãos de pessoas de comportamento duvidoso e que gostam da famosa "ajudinha", precisamos centrar nossos pensamentos a respeito da política com uma questão de futuro e de resultados.

Precisamos deixar de lado a hipocrisia de falar bem só de quem favorece tal e tal coisa. Falemos a VERDADE, afinal Deus pedirá as contas de tudo que fazemos e falamos, isso falo para aqueles que ainda tem TEMOR DE DEUS.

Analise a política com entendimento, política de resultados e não de disse me disse, política de fatos não de fofocas, a ira, a cólera, o mexerico e o falso testemunho, devem estar longe daqueles que se chamam pelo nome do Senhor.

Amigos, Caxias precisa mudar cada dia, não apenas em época de pleito, vamos analisar cada candidato, pelo que fez em seus mandatos, pelo seu comportamento familiar, pela sua palavra e pelos seus projetos.

Deixemos de lado a ganância, o favorecimento individual e nos apliquemos num futuro melhor, afinal enquanto Jesus Cristo não voltar é aqui que viveremos, que vivamos melhor então.

Abraços Fraternos.

7 comentários:

  1. Gostei muito do artigo/reflexão, pastor. No fundamental, é isso que Duque de Caxias precisa se alimentar: da grande política - feita por ideias e causas, projetos, história e trajetória de seus participantes. Estimulando o debate de ideias, mesmo que contraditórias, é a arma contra a pequena política que vivemos a décadas: da compra e venda de votos, dos candidatos como produto - que fazem pesquisa pra saber o que o povo quer saber e repetem as vãs promessas, do arrebanhamento alienado e obscuro através das religiões de mercado, dos centros sociais - verdadeiras fábricas de sugar dinheiro público para eternizar picaretas no poder como 'bonzinhos' que 'fazem pela comunidade'.
    Apesar de não concordar com tudo que você escreve - acho que as funções da igreja e da política como disputa do Estado são distintas e muitas vezes no seu texto isso fica misturado (mas é uma questão menor, que quero ter a oportunidade de dialogar com o senhor olho-no-olho, onde o sopro do Espírito flui melhor...) - no geral e essencial seu texto trás o que mais carecemos que é um debate altivo, de resgate de nossa história, nossas belezas naturais a serem preservadas e desfrutadas com cuidado ambiental, com as diversas visões sobre as políticas públicas fundamentais para crescermos socialmente, humanamente e ambientalmente essa cidade querida por muitos.
    A picuinha, o miúdo e a pequenez a gente deixa para os que já fazem isso muito bem, ao longo de décadas nessa cidade. O tempo é outro, quem tem olhos está vendo esse sopro do renovo altivo de mentes e corações para projetos e causas que cooperem com mais e melhor vida para todos.
    Um abraço!
    Fabio Pereira

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela postagem!

    Embora as atenções do mérito se dirijam à política Caxiense, os princípios nela evocados são cabíveis a qualquer cidade, ou Estado do brasil, ou mesmo ao próprio Brasil, com um todo.

    Pr. Aureliano Guimarães Júnior (pr_aureliano_jr)

    ResponderExcluir
  3. Pastor Jairo
    Precisamos muito cuidado com os oportunistas,precisamos alertar o povo de Deus que é simples, muitas das vezes parecendo até ser ingênuo,esses que se dizem mais espertos irão fazer de tudo para iludir o povo de Deus.
    É o famoso politico denorex, o que parece mais não é.Lobo em pele de cordeiro.Como eles mesmos dizem juntos e misturados, nunca embolados.
    Atenção povo de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Pastor, que o sr. acha da marcha de Jesus em Caxias? o sr. sabia que os pastores que estão ao lado do Mazinho já disseram que não participarão? ou seja não há união destes "homens de Deus" pra nada, se unem só para a ganancia por seus interesses, coisa feia o que eles fazem, por outro lado os que vão a marcha muitos são candidatos a vereador e estão ali não por Jesus mas por eles, um fracasso pastor, espero que o sr. não seja um destes, olha lá em pastor.Vigia.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente cada dia vemos pessoas sem nenhum amor no próximo, dizem que são de Deus, mas só se interessam nas vantagens pessoais pastores que visam vantagens próprias pensando que as ovelhas são tolas e que não enxergam suas falcatruas, que vivem no meio da podridão e não sentem mais o cheiro da bosta não se importam se o politico tem decencia ou não querem a galinha dos ovos de ouro o dinheirinho facil alguns são vagabundos que não gostam de trabalhar uma vergonha tenho nojo de politico que finge ser crente em ano de votar e pior e o pastor que traz pra igreja. misericordia Jesus.

    ResponderExcluir
  6. Amigo, sei sempre que posso esperar de você as mais centradas opiniões sobre a política caxiense e sobre nossos irmãos na fé, acompanho seu blog, na certeza que encontrarei aqui coisas muito melhores que qualquer reunião política dentro das igrejas ou da casa dos pastores, reuniões estas já com tudo acertado e dividido, como sabemos que acontece. Estou ao seu lado, só participo de reunião convidado pelo senhor meu amigo, não quero com isso bajular o amigo, mas temo ser engolido pelos espertalhões, que negociam o voto das ovelhas. Conte sempre comigo. Queria que o sr. fosse candidato a vereador eu mesmo faria campanha com orgulho
    vamos botar fora os vendilhões do templo.

    ResponderExcluir
  7. Quero dizer que: uma vez um pastor trouxe um candidato na igreja colocou ele no púlpito e disse pra gente que votasse nele por que ele iria ajudar muito a igreja, e que daria uma boa oferta, o candidato ganhou a eleição mas até hoje esperamos ele voltar pra agradecer e dar a oferta. Mentiroso quero só ver se ano que vem ele vai voltar.

    ResponderExcluir