terça-feira, 3 de agosto de 2010

O Conto, A Conta ou A Consciencia

A Disputa eleitoral em D. de Caxias, está nas ruas, bandeiras, placas, panfletos etc. Os candidatos já estão fazendo carreatas, caminhadas e comícios, alguns apelando para a breve memória do povo e para a sensação de satisfação produzida por falar em votar no inimigo deste ou daquele candidato.

O que fará diferença nestas eleições?

O Conto, A Conta ou A Consciencia?

O Conto:
Histórias e falácias, denuncias falsas, boa retórica, orátoria perfeita, enfase na "revolta" no melhor estilo "sindicalista libertador". Como palestrante ministro um curso de persuasão que já formou diversos pregadores, e ressalto a necessidade do eleitor não aceitar qualquer verdade, sem que comprová-la ou examiná-la. O Conto está nas ruas e a cada dia mais apurado e realista que possam fazê-lo, existem ainda as lendas eleitorais, estas tornam-se verdade porque alguem ouviu de outro alguem, que ouviu da própria pessoa e etc e tal. É comum após um comício alguns eleitores se sentirem protegidos pelo candidato que acabou de ouvir, olham o candidato como quem olha um "salvador", sentem como que aquele momento fosse o unico e por vezes caem no CONTO.

A Conta:
Esta é uma das campanhas mais caras que já existiu, basta uma olhada no site do TRE pra ver o montante previsto pelos candidatos, em OFF ouvimos que tem candidatos pagando até para colocar placas, claro que esse valor NÃO pode ir para as contas de campanha, a contratação de inumeros cabos eleitorais, o financiamento de times de futebol amador, a promoção de festas comunitárias e etc, são os numeros da CONTA, que apela para a amarga condição de vida dos eleitores, estes não se sentem culpados por aceitar o MONTANTE, afinal a infeliz lei de Gerson ainda atrai muitos. Este OBA OBA eleitoral é uma verdadeira dádiva para quem está desempregado e claro, eleitores que não pensam, ficaram novamente desempregados depois de 03/10, a CONTA cairá na CONTA destes infelizes necessitados que, de mão estendida juram fidelidade e seu voto ao candidato que veio aliviar momentaneamente suas CONTAs.

A Consciencia:
A Bela Consciencia, que alguns dizem, não paga a conta. A Consciencia nos leva a examinar o pleito, o canditado, a famigerada pesquisa e a finalmente questionar as propostas e aprender com o passado, seja ele do candidato ou do estado. A Consciencia não é apenas o que nos guia, mas também o que nos faz decidir corretamente, a Consciencia deve avaliar o que esta ao redor do candidato. É curioso lembrar que quando o eleitor é candidato a uma vaga de emprego ou a algum concurso, ele é examinado ao extremo e nem tem oportunidade para abraçar ninguem, tão pouco dar um sorriso, tudo é muito rigido e dificil, exigindo do candidato o extremo de sua vida e uma preparação estressante, agora quando precisamos votar aceitamos abraços e aperto de mão e muitas vezes de candidatos sem preparo algum, apenas possuindo O CONTO e A CONTA. Amigo Leitor sou eleitor como voces, e apelo a sua CONSCIENCIA, questione, examine, debata, exija, tome conhecimento, avalie, analize e ouça propostas por fim, com CONSCIENCIA escolha seu candidato.