sábado, 6 de novembro de 2010

Improbidade Administrativa é algo novo?

O que seria de você amigo leitor, se num belo dia decidisse que não deveria mais administrar sua própria casa, se decidisse que seria mais conveniente pagar alguém para pagar com seu dinheiro suas contas e que pagasse alguém para fazer compras pra voce e para cuidar de sua mulher e de seus filhos, e de tudo mais em SUA CASA, e que este mesmo individuo não deixasse voce ter acesso a nenhuma informação acerca de sua casa ou de sua família, e sua família tentasse de todas as maneiras gritar por ajuda, mas o acesso a voce fosse negado e todas as informações fossem maquiadas para que voce acreditasse que TUDO ESTÁ BEM. E o pior de tudo isso lhe cobrassem uma fortuna por TUDO ISSO e deixassem suas contas sem pagar e ainda todos seus amigos fossem convidados pra um churrasco virtual com preço de churrasco gaúcho.
Quando delegamos a outros funções essenciais estamos incorrendo no pior erro de nossas vidas. Quando acreditamos em estatísticas sem sermos pesquisadores ou funcionários do IBGE, isso complica ainda mais nossa administração.
Certas atitudes dentro do contexto administrativo são repugnantes, porque confiar a alguém algo que poderei realizar com excelência? porque pagar caro por algo que posso fazer bem e com baixo custo? porque compraria um boing se ainda não sei pilotar um teco-teco? porque criar de imediato uma GESTÃO TOTALMENTE INDEPENDENTE, se a GESTÃO PARTICIPATIVA é muito mais eficaz?
Os verdadeiros pilares da ADMINISTRAÇÃO sustentam-se em: IDEIAS, EXPOSIÇÃO DAS IDEIAS, AVALIAÇÃO DE CUSTO COM COMPARAÇÃO DE RESULTADOS A MÉDIO E LONGO PRAZO, ACOMPANHAMENTO DA APLICAÇÃO DAS IDEIAS, GESTÃO RESPONSÁVEL NA APLICAÇÃO CORRETA DOS RECURSOS, PRESTAÇÃO DE CONTAS EFICAZ e RESULTADOS CONCRETOS.
Quando queremos construir um futuro devemos olhar os erros do passado e NÃO praticarmos tais erros. Nossa política tem caracteristicas únicas, erros se repetem e tudo na verdade permanece como está, ou ainda como foi.
Minha esperança é que algo mude, que e nossa cidade seja administrada por pessoas que não busque seus interesses pessoais ou seja um emergente político buscando seu apogeu.
Temos uma das melhores cidades para se administrar, mas algumas decisões são totalmente incompreensiveis, não que eu queira ser algum expert em administração, ou ainda que tenha estudado a fundo o assunto, porém certas coisas são tão gritantes que mesmo eu, indouto que sou, posso perceber.
A terceirização ou gestão participativa na saúde tem um histórico de desastres terríveis ao longo do tempo em nosso pais, que até hoje tem sido uma mistura de partido político com casa de bingo, as apostas são altas, porém quando se ganha a bolada tem que dividir com todo grupo, nunca sobrando muito para os essenciais investimentos.